terça-feira, outubro 16

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2012

Começa hoje (17) a maior competição escolar para jovens com deficiência


Victor Soares, 17, deficiente visual - atleta cearense
São Paulo recebe nesta semana a maior competição do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil. As Paralimpíadas Escolares devem reunir mais de 1.200 competidores de 24 estados e Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de outubro. Nesta terça-feira, 16, acontece a cerimônia de abertura, 19h, no Auditório Celso Furtado, no Anhembi, com a presença de autoridades do Governo Federal, além do Governo do Estado de São Paulo como o governador, Geraldo Alckmin, e a secretária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o desempenho do Brasil nas Paralimpíadas de Londres será inspirador para os competidores.


“Tivemos nosso melhor resultado na história dos Jogos Paralímpicos (sétimo lugar no quadro geral de medalhas) e tenho certeza de que nossos jovens atletas estarão ainda mais motivados. Preparamos uma grande festa do esporte”, afirmou.

Animada pela Banda América, formada por músicos com deficiência visual, a festa terá como mestre de cerimônias a cantora e apresentadora de TV Kelly Key e será encerrada pelo show do grupo Fresno.

A competição que começou como Jogos Escolares tornou-se Paralimpíada a partir de 2009 e tem crescido a cada edição. O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 de participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, e a menor do Mato Grosso com apenas dois atletas num grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano.

Conhecido por revelar novos talentos, o evento já teve a participação de atletas que hoje representam o Brasil em grandes disputas, como em Jogos Paralímpicos. É o caso de Alan Fonteles (ouro no Atletismo), Bruna Alexandre (Tênis de Mesa), Thierb Siqueira (Atletismo), Viviane Soares (Atletismo), Jhulia Karol (bronze no Atletismo), Ítalo Pereira (Natação), Natália Mayara (primeira brasileira no Tênis em Cadeira de Rodas numa Paralimpíada) entre outros.

Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

Desfile das Delegações

Cada Delegação terá como porta-bandeira um atleta que disputou os Jogos Paralímpicos de Londres e do bicampeão mundial de canoagem, Fernando Fernandes. Serão eles:

Acre (56 atletas) – Thierb Siqueira (Atletismo)
 Alagoas (28 atletas) – Yohansson do Nascimento (Atletismo)
 Amapá (26 atletas) – Antônio Tenório (Judô)
 Amazonas (16 atletas) – Bruno Neves (Vela)
 Bahia (sete atletas) – Carlos Farrenberg (Natação)
 Ceará (33 atletas) – Carlos Antônio dos Santos (atleta-guia)
 Distrito Federal (77 atletas) – Shirlene Coelho (Atletismo)
 Espírito Santo (42 atletas) – Daniel Mendes (Atletismo)
 Goiás (44 atletas) – Renato Leite (Vôlei Sentado)
 Maranhão (22 atletas) – Cláudia Cícero dos Santos (Remo)
 Mato Grosso (dois atletas) – Daniele Bernardes (Judô)
 Mato Grosso do Sul (72 atletas) – Dirceu Pinto (Bocha)
 Minas Gerais (97 atletas) – Terezinha Guilhermina (Atletismo)
 Pará (80 atletas) – Alan Fonteles (Atletismo)
 Paraíba (29 atletas) – Elaine Cunha (Vela)
 Paraná (63 atletas) – Eliseu dos Santos (Bocha)
 Pernambuco (21 atletas) – Fernando Fernandes (Canoagem)
 Piauí (oito atletas) – Guilherme Santana (atleta-guia)
 Rio de Janeiro (121 atletas) – Andre Brasil (Natação)
 Rio Grande do Norte (23 atletas) – Leonardo Lopes (atleta-guia)
 Rondônia (31 atletas) – Samuel Nascimento (atleta-guia)
 Rio Grande do Sul (39 atletas) – Lúcia Teixeira (Judô)
 Santa Catarina (104 atletas) – Bruna Alexandre (Tênis de Mesa)
 Sergipe (24 atletas) – Soelito Gohr (Ciclismo)
 São Paulo (135 atletas) – Daniel Dias (Natação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário