sexta-feira, setembro 7

Goalball na final dos Jogos Paralímpicos

O objetivo era ficar entre os cinco primeiros na modalidade. Mas, o país foi além e na noite da dessa quinta-feira, a seleção do Brasil de Goalball derrotou a Lituânia por 2 x 1 e decidirá nesta sexta sexta-feira, às 20h (16h de Brasília), o ouro. O adversário é a Finlândia, que na outra semifinal bateu a Turquia por 2 x 0.

Após jogo da Final
Prata histórica. A Seleção Brasileira masculina de Goalball jogou a final paralímpica contra a Finlândia, nesta sexta-feira (07). O resultado não foi o favorável, mas, o exaltado por todos os brasileiros. Mesmo perdendo a partida por 8 x 1, os nossos atletas saíram da Arena do Copperbox como grandes campeões. Conquistando um pódio histórico na modalidade e superando as expectativas da equipe (que era ficar entre os cinco melhores) - atletas e comissão técnica vibraram muito o resultado.

Goalball
Credito: Divulgação/CPB
O goalball é um esporte paralímpico coletivo criado especificamente para pessoa com deficiência visual - pessoas cegas  e com baixa visão. Todos os jogadores precisam estar vendados para apresentarem igualdades de condições durante a prática. o jogo é pautado na exploração das percepções auditivas (bola com guizo interno) e táteis (linhas demarcadas em alto relevo - barbantes sob fita adesiva)

Para o mundo
A primeira aparição internacionalmente da modalidade  foi em 1972, apenas como evento de exibição, nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg, na Alemanha. Quatro anos mais tarde, a modalidade foi incorporado ao programa esportivo doa Jogos Paralímpicos de Toronto, no Canadá, apenas na categoria masculina. Em 1984, nos Jogos de Nova York, nos EUA, foi incluída a categoria feminina. No Brasil, a modalidade paradesportiva teve seu início na década de 80.

Resultados
2004 - em Atenas, a equipe brasileira conquistou a sétima colocação na categoria feminina.
2008 - em Pequim, o Brasil conquistou a vaga para participar dos jogos com as duas categorias, ficando em 6° lugar na categoria feminina, e em 11° na categoria masculina.

Deborah Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário