Há 154 dias dos Jogos Paralímpicos de Londres, o Brasil já conta com 124 vagas oficiais na maior competição do planeta para atletas com deficiência. O número de brasileiros nas disputas, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, deve aumentar ainda mais até junho com o encerramento dos rankings internacionais.
“Nosso objetivo não é ter a maior delegação, mas sim a melhor para alcançarmos nossas metas técnicas em todas as modalidades e nosso objetivo de ficar em sétimo no quadro geral de medalhas”, afirma o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
O Brasil será ainda o país com maior participação em modalidades coletivas, além da Grã-Bretanha, anfitriã dos Jogos – que tem direito a representantes competindo em todas as modalidades. Os brasileiros estarão presentes no Futebol de 5 (deficientes visuais), Futebol de 7 (paralisados cerebrais), Goalball Masculino e Feminino, Basquete em Cadeira de Rodas Feminino e Vôlei Sentado Masculino e Feminino terão equipes brasileiras em busca do lugar mais alto do pódio. Apenas o Rugby e o Basquete em Cadeira de Rodas Masculino não serão representados.
“Ao nos classificarmos em sete das nove vagas, percebemos que o planejamento vem sendo bem executado. Isso prova que caminhamos em direção a nossa meta: ficar entre as 10 maiores potências paradesportivas do planeta”, diz o diretor técnico do CPB, Edilson Alves da Rocha Tubiba.
As conquistas das vagas vão de encontro com o planejamento técnico do CPB, que analisou o crescimento do Brasil no cenário paralímpico de Barcelona 1992 até hoje. Em relação às conquistas de medalhas de ouro, o País teve um crescimento de 433% nos últimos Jogos.
Vagas garantidas pelo Brasil
Atletismo – 10 (sete no masculino e três no feminino)
Basquete em Cadeira de Rodas – 12 (feminino)
Bocha – 7
Ciclismo – 2
Futebol de 5 – 10
Futebol de 7 – 12
Goalball – 12 (seis no masculino e seis no feminino)
Halterofilismo – 2 (Alexander Whitaker e Josilene Ferreira)
Hipismo – 4
Judô – 10 (cinco no masculino e cinco no feminino)
Natação – 3 (duas no masculino e uma no feminino)
Remo – 1
Tênis de mesa – 14
Tiro Esportivo – 1
Vela – 2
Vôlei Sentado – 22 (11 no masculino e 11 no feminino)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro