domingo, novembro 6

Cearense vai representar o Ceará e o Brasil nos Jogos Parapan-Americano

Beto(vice-pres.Acea), Claudinha,
Henrique (pres.Acea) e Guillermo
Neste domingo (06), o para-atleta Carlos Alberto Maciel, o Beto, viaja rumo a maior competição das Américas - os jogos Parapan-Americano. Natural de Morada Nova, ele é o único cearense convocado para integrar a equipe brasileira de para-natação. Representando o Ceará na piscina do complexo aquático do Parapan 2011, o esportista participará de quatro provas: 100m borboleta; 100m costas; 100m peito e 200m medley.

Serão 223 atletas representando os mais de 190 milhões de brasileiros, nas 13 modalidades à serem disputadas, são elas: atletismo; basquete em cadeira de rodas, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo; Natação; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas; tiro com arco e vôlei sentado. Os jogos acontecem entre os dias 12 e 20 de novembro em Guadalajara, no México.

De Morada Nova para o Mundo...

No interior de Morada Nova, no rio Banabuiú, ele começou a dar as primeiras braçadas. Carlos Alberto Maciel, mais conhecido como Beto ou Betão, jamais imaginava que daquele nado de lagoa poderia sair um grande atleta.

Aos 12 anos, perdeu seu braço direito numa máquina de bater arroz. Mas, esse fato não o impediu de seguir sua vida feliz e, principalmente, de fazer o que mais gostava: praticar esportes. Começou no atletismo, foi para o paratriatlon, enfim, um verdadeiro amante do desporto.

Sempre muito curioso e aventureiro, em 2008, ele resolveu saber qual era sua classificação na natação, visto que a pessoa com deficiência, para competir em qualquer modalidade, deve passar por um processo chamado classificação funcional, definindo em qual classe poderá competir.

Classificado na categoria S8, ele foi competir pela primeira vez. Conseguiu se destacar, obtendo o seu primeiro recorde brasileiro. “Eu tinha curiosidade em saber qual era minha classe e, em 2008, eu vim me aventurar e, na minha primeira nadada, quase me afoguei, mas fiz meu primeiro recorde brasileiro, nos 100m borboleta”, comentou.

Começava ali uma linda história de superação e muita determinação. Hoje, Beto é um dos grandes nomes da natação paraolímpica cearense. Conseguiu grandes resultados este ano e foi com essa vibrante força, que ele conseguiu a tão sonhada vaga para o Parapanamericano de Guadalajara.O índice foi obtido na primeira etapa do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo, quando bateu o recorde das Américas, nos 100m peito. Para ele, a satisfação de poder representar seu país é sua maior conquista. 

De malas prontas, ele seguiu hoje, para São Paulo e amanhã estará embarcando para a realização de seu sonho: está nos Jogos Parapan - Americano. O para-atleta se juntará amanhã com a seleção brasileira de para-natação e segue seu destino, para a vila Parapamericana. 

É o dia mais feliz da minha vida de para-atleta, pois desde 2008 sempre treinei forte e com determinação com o objetivo de algum dia representar o meu país. Hoje, em 2011, esse sonho se tornou realidade, declarou.

 FONTE:Assessoria de Imprensa da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea)
Deborah Vieira (85 8786.1649)


Nenhum comentário:

Postar um comentário