domingo, novembro 13

Brasil disputa primeiras medalhas do Parapan neste domingo

Ciclismo e natação têm boas chances de ouro no primeiro dia de competições

O Brasil estreia nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara este domingo brigando por medalhas no Ciclismo e na Natação. Os primeiros a buscar um lugar pódio serão os ciclistas Flaviano de Carvalho, Jefferson Spimpolo, João Alberto, Soelito Gohr, Jady Malavazzi e Marleide da Silva, que disputam a prova Contra Relógio a partir das 9h (13h de Brasília). 

Bicampeão mundial de Estrada na Itália (2009) e no Canadá (2010), e quarto lugar nas Paraolimpíadas de Pequim em 2008, Soelito Gohr é a maior esperança de ouro no primeiro dia de provas do ciclismo, quando tentará superar colombianos e canadenses, apontados pelo coordenador da modalidade, Romolo Lazzaretti, como os principais adversários dos brasileiros.

À tarde, em 11 provas a partir das 16h (20h de Brasília), a equipe de natação começa uma competição particular contra os canadenses, que ficaram em primeiro no quadro de medalhas no Rio em 2007, com dois ouros a mais que o Brasil (41 a 39), apesar da supremacia brasileira no total (108). “Estamos mordidos”, diz Clodoaldo da Silva, dono de 11 ouros em Parapans (quatro em 2003, em Mar del Plata, e sete no Rio, em 2007).

O domingo marca também a estreia da Bocha nos Jogos Parapan (a modalidade foi incluída este ano) a partir das 10h30 (14h30), mesmo horário em que a seleção feminina de Goalball entra em quadra para enfrentar o Canadá. A equipe masculina da modalidade inicia sua participação pouco depois, contra a Nicarágua, às 13h30 (17h30). A seleção feminina de Basquete em Cadeira de Rodas enfrenta o Canadá às 11h15 (15h15) pelo Grupo A, que tem ainda Argentina e El Salvador.

Campeã no Rio em 2007 com 26 medalhas (11 de ouro, sete de prata e oito de bronze), a equipe do Tênis de Mesa começa a campanha pelo bi às 9h (13h de Brasília), com as primeiras eliminatórias individuais. Às 11h (15h) é a vez do Tênis em Cadeira de Rodas, que trouxe para Guadalajara os medalhistas de 2007 Carlos Alberto do Santos (o Jordan), ouro em dupla e bronze individual, Mauricio Pomme, ouro individual, e Rejane da Silva, prata em dupla, além dos estreantes Daniel Rodrigues e Natália da Costa, ouro no Parapan Juvenil na Colômbia, em 2009.

Fonte: Equipe de comunicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário