segunda-feira, outubro 31

Seleção Brasileira de Futebol de 5 Rumo ao Parapan

Equipe já tem vaga nos Jogos de Londres 2012, mas vai ao México para ganhar o ouro e desbancar a rival Argentina

O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) está em contagem regressiva para o Parapan-Americano de Guadalajara, no México.  Antes dos Jogos, o IPC  apresenta algumas das 10 melhores histórias para assistir. A  história de número 5 é da seleção Brasileira de Futebol de 5. Leia: 

Jefferson da Conceição Gonçalves percorreu um grande caminho antes de virar um dos principais jogadores da Seleção Brasileira de Futebol de 5. Em Candeias (BA), sua cidade natal, jogava bola sozinho na rua em frente à sua casa.

Ele nasceu com glaucoma e ficou completamente cego aos sete anos de idade. Começou a jogar futebol aos 10 e foi chamado para a seleção Brasileira pela primeira vez em 2006, a tempo de conquistar sua vaga para os Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007. Em 2008, nas Paraolimpíadas de Pequim 2008, foi uma das estrelas do Brasil. 

Hoje, aos 22 anos, Jefinho, como é chamado, é reconhecido pelos brasileiros como uma estrela nacional. Definitivamente, ele nunca mais vai jogar futebol sozinho. Pelo contrário: agora ele é rodeado pelos melhores do mundo.

“Nossas conquistas recentes estão ajudando no desenvolvimento da modalidade. Algumas vezes, eu saio para passear e as pessoas me reconhecem na rua. A cobertura da mídia também aumentou. Está bem diferente de quando eu comecei, em 2004”, comenta o jogador.

Nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, entre os dias 12 e 20 de novembro, Jefinho e seus companheiros serão os favoritos para ficar com o título. A equipe brasileira é a única com duas medalhas de ouro paraolímpicas do mundo e é muito respeitada pelos adversários.

“Nosso objetivo é ficar com o ouro de novo. Em 2007, jogando em casa, foi ótimo. Agora, esperamos vencer de novo e ajudar o Brasil a ficar no topo do quadro de medalhas.” 

Desde o início deste ano, os brasileiros investiram muito tempo em treinamento, no Rio de Janeiro, e vão chegar um pouco mais cedo em Guadalajara, para fase de aclimatação.

Uma vez que o time já conquistou a vaga para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, por ter terminado o Mundial do ano passado em primeiro lugar, o grande desafio vai ser ficar com o ouro e ganhar de sua maior rival: a Argentina.

“A seleção deles têm um grande time, ótimos jogadores e sempre há a rivalidade, que aumenta a disputa. E eles querem a vaga para Londres, claro.”

A Argentina ganhou uma prata e um bronze nas duas últimas Paraolimpíadas e terminou o último Mundial da modalidade em sétimo lugar. A Colômbia é outro grande adversário do Brasil e chega ao Parapan com as credenciais de sexta colocada no último Campeonato Mundial.

FONTECPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário