Sobral realizou na última semana, a III Semana Sobralense da Pessoa com Deficiência
A III Semana Sobralense da Pessoa com Deficiência, aconteceu nos dias 19 a 24 de setembro, com o tema; "Acessibilidade: Direito de todos". Foram dias de muita atividade para esse público que tem o dia 21 de setembro, como a data oficial do “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Em Sobral, esta data é celebrada com grandes eventos de participação. Durante cinco dias foram apresentadas; oficinas no centro de reabilitação e, em hospitais, palestras, exibição de filmes dentre outras atividades.
Os destaques das atividades foram: a inauguração da sede do conselho municipal da pessoa com deficiência, I Corrida de Acessibilidade, III seminário sobre a pessoa com deficiência e o II Festival Paraolímpico Sobralense. O objetivo da semana é fazer com que essa parte da população se sinta valorizada sabendo que podem dispor dos seus direitos.
Sede do conselho
Na última terça-feira (20) foi inaugurado o Conselho Municipal Dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Sobral, que contou com a presença do Secretário de Saúde e Ação Social, Doutor Carlos Hilton Albuquerque Soares que representou o Prefeito, Veveu Arruda. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem natureza apolítica e apartidária, tendo suas ações voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência, contribuindo assim com o desenvolvimento de políticas públicas que atendam especificamente as reivindicações e lutas deste público pela melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Atualmente, a cidade da zona norte é a única a ter sede própria do conselho. Para os apoiadores dessa causa, "o conselho vem para servir de ação para atender estas pessoas assegurando-as, de seus direitos", disse Reginaldo Faria.
Acessibilidade, sim!
Na noite do dia 20, a Praça Boulevard do Arco (Sobral) ficou movimentada de um público diferenciado. Eram os participantes da I Corrida da Acessibilidade. Cerca de 50 pessoas participaram da corrida. Para eles, um momento de festa e socialização. A corrida foi um sucesso de público, uma animação para os presentes. O objetivo da I Corrida da Acessibilidade é mostrar para a sociedade que o esporte é capaz de proporcionar a inclusão social e a superação pessoal e sensibilizar autoridades para oferecer infraestrutura de acessibilidade nos espaços públicos.
III Seminário sobre a pessoa com deficiência
Cerca de 150 pessoas participaram na última quinta-feira (22) do III Seminário, que aconteceu no centro de convenção de Sobral. O evento teve a presença do Dr. Reno Ximenes- procurador geral da Assembleia, que na oportunidade falou um pouco sobre “Políticas de direitos da pessoa com deficiência”. Para Ana Lyzia, organizadora do evento “a presença do Dr. Reno foi muito importante para o nosso debate. Todos esperam o dia inteiro para assistir a sua palestra”, comentou.
Antes de encerrar as palestras, o público presente ainda pode ouvir uma história de superação com o atleta paraolímpico e presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado, Henrique Gurgel. O esportista acabava de chegar a Sobral e foi conferir o evento. Na ocasião foi convidado para dar uma palavra aos presentes. De uma maneira alegre e descontraída, ele empolgou a todos ao contar sua trajetória após a deficiência. “Todo cadeirante trás consigo o Kit escaras. Comigo não foi diferente. Todo dia, era eu elas, elas e eu, brigando pela cicatrização. Mas, deu tudo certo”, contou aos risos.
Na sexta-feira, o atleta foi visitar uma turma do 6° período de Educação Física, para convidá-los, a se fazerem presente no II Festival paraolímpico que aconteceria no sábado. "Há um ano estive aqui e fiz esse convite a turma, que hoje organiza o festival e faz a monitoria do projeto Esporte Adaptado, uma parceria com a ACEA, então, espero ver todos vocês lá", relatou Henrique. Ele ainda falou da vida de atleta e das conquistas que a entidade teve nesse ano, destacando a convocação do vice-presidente da ACEA, Carlos Alberto, o Beto, que irá para o Parapanamericano de Guadalajara, no México, em novembro.
II Festival Paraolímpico Sobralense
Numa manhã de sol forte, o Centro de Ciências e Saúde(CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), recebeu no último sábado (24) o II Festival Paraolímpico. Com aproximadamente 60 participantes, nas modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação e xadrez o campus se tornou uma verdadeira festa, com disputas e torcidas para as escolas presentes agitando a programação de encerramento da semana especial sobralense. "Esse é um momento de fomentar a prática esportiva. Espero que no próximo anos, esse número de participantes triplique, ressaltou o Coordenador do Projeto Esporte Adaptado - Cleyton Gomes.
A competição encantou os que estavam ali pela primeira vez. "Esse evento é uma maravilha. é lindo ver o esforço de cada um deles em cada prova" disse Edieny Nascimento, cuidadora da Escola Antenor Naspolini. Ela ainda comentou que sente orgulho por Sobral desenvolver essas atividades, "fico muito feliz em ver que a minha cidade incentiva o esporte adaptado. Sobral está de parabéns".
Segundo, José Falcão Sobrinho, pró-reitor de extensão da UVA esse é um momento de participação e inclusão. "Nós estamos possibilitando aos nossos alunos da Educação Física, uma interação com a comunidade, através de uma educação inclusiva", ressaltou. O pró-reitor ainda comentou que se sente muito feliz pela Universidade desenvolver esse projeto de extensão para as pessoas com deficiências de Sobral, "notamos que a cada ano, cresce o números de alunos interessados nessa prática e isso é muito bom. Assim temos a certeza que o projeto está no caminho certo, afirmou.
Ao final das competições, o atleta paraolímpico e presidente da ACEA, Henrique Gurgel, deixou uma mensagem para os participantes. "Me encontrei no esporte e digo aos demais que pratiquem um esporte adaptado as suas potencialidades é fundamental para o bem estar físico", ressaltou.
Ao final das competições, o atleta paraolímpico e presidente da ACEA, Henrique Gurgel, deixou uma mensagem para os participantes. "Me encontrei no esporte e digo aos demais que pratiquem um esporte adaptado as suas potencialidades é fundamental para o bem estar físico", ressaltou.
Assessoria de Imprensa da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah Vieira
Deborah Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário