domingo, agosto 28

II Fórum de Deficiência e Acessibilidade acontece nesta segunda, (29), na FIEC



A empresa Arte e Pensamento realiza na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) nesta segunda -feira, (29), o II Fórum de Deficiência e Acessibilidade.

 O evento vai tratar os avanços resultantes da implementação das leis já em vigor, apontar as potencialidades e deficiências dessas políticas, pontuar os novos caminhos a serem trilhados na concretização da “visibilidade” do deficiente e de sua participação definitiva como ator e não um mero destinatário de medidas de proteção que muitas vezes mais segregam que incluem.

 Marcada para começar às 8h, a programação do II Fórum de Deficiência e Acessibilidade, que vai até às 19h, contará com nomes e palestrantes renomados, como: Fernando Fernandes – modelo, ex-BBB e campeão mundial de paracanoagem; Fernando Bezerra, presidente da Autarquia Municipal de cidadania; Francisco das Chagas Magalhães, diretor regional do SENAI e superintendente do SESI; Nadja Glheuca, engenheira e conselheira do CREA-CE; Roberto Sérgio Ferreira, presidente do Sinduscon/CE; Ana Beatriz Praxedes, presidente da COPEDEF da Prefeitura de Fortaleza; Isabel Cristina de Pontes, scretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado; Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio; Henrique Gurgel, Presidente e atleta da Associação Cearense do Esporte Adaptado, e Chico Theophilo, jornalista.

 Destaque para a participação do português Salvador Mendes de Almeida que aos 16 anos sofreu um acidente que o tornou tetraplégico. Salvador teve de reinventar a forma de viver. Fundou a Associação Salvador, em Lisboa, que apoia pessoas com deficiência. No evento, ele falará sobre sua trajetória de vida, além de lançar o livro Salvador ser feliz assim.




Fonte: Portal FIEC online 
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1461415049055589573


Assessoria de Imprensa da Acea
Deborah Vieira (deborah.vieirab@gmail.com)

sábado, agosto 27

FUTUROS HERÓIS

 
Delegação cearense participa neste sábado, (27), do maior evento escolar de esportes adaptados do país.


Equipe Acea no II Jogos aquáticos-natação paraolímpica
São Paulo será palco da maior competição escolar de esportes adaptados, entre os dias, 26 e 31 de agosto, as Paraolimpíadas escolares. Quase mil crianças vão correr atrás do ouro em dez modalidades.


É a primeira vez que o Ceará será representado na competição. A delegação cearense será composta por 30 integrantes, sendo: 20 atletas, quatro técnicos, nas modalidades de natação, atletismo e tênis de mesa. Contando com o apoio do fisioterapeuta Daniel Abreue a chefe da delegação, Juliana Leite, da Sesporte.

Paraolimpíadas Escolares 2011

As Paraolimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de fomentar e estimular a participação de estudantes de todo o território nacional com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades esportivas. É também uma oportunidade de utilizar a prática esportiva como fator de integração e intercâmbio sóciocultural e desportivo entre estudantes.
                                                                                                   


Fonte: Ministério do Esporte (Ascom)
Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB)
Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte)


Assessoria de Imprensa da Acea 
Deborah Vieira




terça-feira, agosto 2

PARATLETAS CEARENSES PARTICIPAM DA PRIMEIRA ETAPA NACIONAL DO CIRCUITO BRASIL PARAOLÍMPICO



Neste final de semana paratletas da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), irão competir na primeira etapa do circuito nacional Brasil de atletismo, halterofilismo e natação, em São Paulo. 

A equipe cearense contará com os atletas Carlos Alberto, Ivan Anastácio, Yuri Soares e Sérgio Lima, nas provas de natação e atletismo. O grande destaque vai para Carlos Alberto, que irá tentar sua classificação para o Parapan. O atleta é pré-convocado e terá a chance de obter a vaga oficial neste final de semana. É que esta etapa vale como classificação dos jogos Parapanamericano em novembro, em Guadalajara.

“Estou nadando bem. Este ano quebrei o recorde brasileiro nos 100m peito e tive a felicidade de ganhar pela primeira vez do meu principal concorrente argentino. Com esse resultado me sinto motivado e bastante confiante para conseguir a vaga para o parapan”, afirma Carlos Alberto.

Para garantir uma vaga é preciso que o atleta atinja o índice estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (IPC).  O Circuito Loterias CAIXA Brasil, começa oficialmente neste sábado (06).  regionais. Mais de 600 atletas disputarão a primeira etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, nos dias 6 e 7, em São Paulo. Serão 349 competidores no Atletismo, 281 na Natação e 56 no Halterofilismo.



Por Deborah Vieira