|
Victor Soares nos Jogos Parapanamericanos de Jovens |
Fortaleza sediará duas grandes competições paralímpicas na próxima semana: o Campeonato Aberto Internacional de Halterofilismo e a terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação. As disputas do halterofilismo, que serão realizadas no ginásio poliesportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor), começam na quarta-feira, 6, e vão até sábado, 9. As provas de atletismo também serão na Unifor, mas somente no sábado e no domingo. Enquanto isso, os nadadores buscarão medalhas na piscina do Náutico Atlético Cearense, também no fim de semana. As duas competições encerram o calendário esportivo 2013 do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Campeonato Aberto Internacional de Halterofilismo reunirá 91 atletas, de quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Defendendo as cores do país, o destaque fica para os quatro anões campeões mundiais em agosto, nos Estados Unidos. Luciano Dantas, Lucas Tavares, Erinaldo Ferreira e Maria Rizonaide voltaram do Mundial de Anões com 100% de aproveitamento e com um ouro cada na bagagem.
Caçula da turma, o mineiro Lucas Tavares, que completa 18 anos no dia 9, chegará à competição não só com o ouro do Mundial, mas também com uma medalha dourada conquistada em outubro, no Parapan-Americano de Jovens, em Buenos Aires. Na capital argentina, Lucas levantou 121kg e fez a melhor marca do mundo na categoria até 59kg júnior, superando em um quilo o recorde anterior de 120kg.
Além dos anões, a competição de halterofilismo ainda terá dois dos cinco representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres. A paranaense Márcia Menezes (até 86kg) e o mineiro Rodrigo Rosa (até 88kg) ficaram com a 6ª colocação nas respectivas categorias nos Jogos de 2012 e chegam em Fortaleza como favoritos.
Paralelo ao campeonato de halterofilismo, ocorrerá a terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação. De janeiro até outubro, os atletas participaram de seis fases do Circuito Caixa Loterias: quatro regionais e duas nacionais. Em Fortaleza, mais de 500 esportistas encerrarão o calendário de competições do CPB. Na pista de atletismo, os destaques são os multimedalhistas Alan Fonteles e Lucas Prado, e, na piscina, os campeões paralímpicos Daniel Dias e Andre Brasil.
Fonte: Texto site do Comitê Paralímpico Brasileiro