segunda-feira, maio 28

Paralimpíada de Londres 2012: Brasil garante mais na natação feminina uma vaga


IPC anunciou no fim de semana a lista final de vagas na Natação nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Com o recalculo, a Seleção Brasileira ganha mais uma vaga feminina, chegando a 20 no total. País agora tem 159 vagas oficiais

Após recalculo de índices, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ampliou o número de vagas de alguns países na Natação para os Jogos Paralímpicos de Londres, que será disputado entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro. Pela nova contagem, o Brasil ganhou mais uma vaga feminina. Agora serão 20 nadadores representando o País na piscina das Paralimpíadas de 2012. Com a redefinição na modalidade, a Delegação Brasileira passa a ter 159 atletas classificados.

“Identificamos que tínhamos mais uma vaga no feminino e o IPC reconheceu. Será mais uma participação feminina para reforçar a equipe, que será anunciada no dia 20 de junho. Os atletas terão a última chance de conquistarem índice na primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, nos dias 16 e 17 de junho, em São Paulo”, explica o coordenador nacional da modalidade, Murilo Barreto.

“Vamos levar boa equipe que com certeza fará com que a Natação fique entre as melhores em Londres, como fez em Pequim”, afirma o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e chefe de missão do Brasil nos Jogos de Londres, Edilson Tubiba.

Em Pequim 2008, o Brasil terminou a competição em nono lugar no quadro geral de medalhas, com 47 conquistas (16 bronzes, 14 pratas e 17 ouros). Na edição, 188 atletas representaram o País em 17 modalidades. Em Londres, a Deleção Brasileira busca o sétimo lugar.

O número pode aumentar ainda mais. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) divulgará até o início de junho a quantidade de vagas dos países no Atletismo. A convocação oficial da Delegação Brasileira para os Jogos Paralímpicos de Londres será publicada no site do CPB no dia 20 de junho.

Vagas oficiais do Brasil
Atletismo – 10 (sete no masculino e três no feminino)
Basquete em Cadeira de Rodas – 12 (feminino)
Bocha – 7
Daniele Martins BC3 (MG)
Dirceu Pinto BC4 (SP)
Eliseu Santos BC4 (PR)
José Carlos Chagas BC1 (MG)
Luiza Lisboa BC2 (SP)
Maciel Santos BC2 (SP)
Natali Mello BC2 (SP)
Ciclismo – 2
Esgrima em Cadeira de Rodas – 1
Jovane Guissone (RS)
Futebol de 5 – 10
Cássio Lopes dos Reis (BA)
Daniel Dantas da Silva (PB)
Emerson de Cavalho (SP)
Fábio Luis Ribeiro de Vasconcelos (PB)
Glédson da Paixão Barros (BA)
Jeferson da Conceição Gonçalves (BA)
Marcos José Alves Felipe (PB)
Raimundo Nonato Alves Mendes (PE)
Ricardo Steinmetz Alves (RS)
Severino Gabriel da Silva (PB)
Atleta convocado como suplente: Marcos Rogério Pinheiro Barros (MA)
Futebol de 7 – 12
Goalball – 12 (seis no masculino e seis no feminino)
Halterofilismo – 5
Alexander Whitaker (SP)
Josilene Ferreira (GO)
Bruno Carra (SP)
Rodrigo Marques (MG)
Márcia Menezes (PR)
Hipismo – 4
Marcos Alves (DF)
Sérgio Oliva (DF)
Vera Mazzilli (DF)
Davi Salazar (DF)
Judô – 10 (cinco no masculino e seis no feminino)
Natação – 20 (14 no masculino e seis no feminino)
Remo – 8
Single Skiff Masculino AS
Double Skiff Misto TA
4 com LTA Misto (com guia)
Single Skiff Feminino AS
Tênis de mesa – 14

MASCULINO
Classe 2: Ronaldo Souza e Iranildo Espíndola (DF)
Classe 3: Welder Knaf (PR)
Classe 4: Ezequiel Babes (PR)
Classe 5: Claudiomiro Segatto (PR)
Classe 6: Carlo di Franco Michell (MG)
Classe 8: Paulo Salmin Filho (SP)
Classe 10: Carlos Alberto Carbinatti (SP)
Classe 11: Lucas Maciel (SP)

FEMININO
Classe 4: Joyce Oliveira (SP)
Classe 5: Maria Luiza Passos (PR)
Classe 8: Jane Karla Rodrigues (GO)
Classe 10: Bruna Alexandre (SP)
Classe 11: Iliane Faust (PR)
Tênis em Cadeira de Rodas
Daniel Rodrigues (MG)
Carlos Santos (DF)
Rafael Medeiros (MG)
Maurício Pomme (SP)
Tiro Esportivo – 1

Vela – 2
Bruno Neves (SP)
Elaine Cunha (SP)
Vôlei Sentado – 22 (11 no masculino e 11 no feminino)

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

terça-feira, maio 22

CPB Divulga Locais de Competição da Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por intermédio de seu Departamento Técnico (DITEC),informa que a primeira e segunda etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA de Atletismo, Halterofilismo e Natação ocorrerão em São Paulo, nos dias 15 a 17 de junho e 13 a 15 de julho. Os locais de competição serão os seguintes:

1ª Eatapa Nacional: Data: 16 e 17 de Junho

Horário: Sábado – 8h às 12h e das 14h às 18h / Domingo – 8h às 12h

Atletismo - Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – IBIRAPUERA

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361

Natação - Sport Club Corinthians Paulista

Endereço: Rua São Jorge, 777

2ª Etapa Nacional: Data: 13 a 15 de Julho

Horário: Sábado – 8h às 12h e das 14h às 18h / Domingo – 8h às 12h

Atletismo - Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – IBIRAPUERA

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361

Natação - Sport Club Corinthians Paulista

Endereço: Rua São Jorge, 777

Halterofilismo - Sport Club Corinthians Paulista

Endereço: Rua São Jorge, 777

*Entrada gratuita

A 3ª Etapa Nacional do Circuito, prevista para ocorrer em Porto Alegre, nos dias 23 a 25 de novembro, Rio Grande do Sul, teve seu local alterado.  Em breve, o DITEC disponibilizará no site do CPB os locais das provas de competição da competição.

O DITEC coloca-se a disposição para esclarecimentos pelo telefone 61 3031-3037.

quinta-feira, maio 17

Secretaria de Esporte de Sobral abre inscrição para as Paralimpíadas Escolares Sobralense

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude e Secretaria da Educação, estarão realizando nos dias 09 e 10 de junho as Paraolimpíadas Escolares Sobralenses.

As Paraolimpíadas Escolares Sobralenses são competições esportivas destinado a estudante com deficiência da rede publica e privada de ensino. As modalidades a serem disputadas são: Atletismo, Natação, Futsal, Vôlei Sentado, Goalball, Xadrez, Dama, Tênis de Mesa e Judô.

 As inscrições estão disponíveis no site da Secretaria do Esporte e Juventude e deverão ser entregues devidamente preenchidas até o dia 23 de maio. O Congresso Técnico será realizado dia 31 de maio com local a ser definido.

Os vencedores representarão o Município nas Paraolimpíadas Escolares Sobralenses que será realizada pelo em Julho com data a ser definida pela Secretaria de Esportes do Estado.

Sobral é pioneiro no estado do Ceará em realização de competições paradesportiva voltadas para o publico escolar.

Fonte: Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral

quinta-feira, maio 10

AVANÇO PARALÍMPICO


CPB e associações paradesportivas comemoram lei que institui 22 de setembro como dia nacional do atleta paralímpico

A superação e as vitórias dos atletas paralímpicos brasileiros agora serão celebradas no calendário oficial de eventos do país. A Presidenta Dilma Rousseff sancionou, no dia 8 de maio, a Lei nº 12.622, que institui o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, a ser comemorado, anualmente, em 22 de setembro. 

Foto: Editoria de arte/ GLOBOESPORTE.COM
A lei já entrou em vigor nesta quarta-feira, 9 de maio. O presidente do CPB, Andrew Parsons, parabenizou, em nome de todo o Movimento Paralímpico Brasileiro, a presidenta Dilma Rousseff pela sanção da lei e o Congresso Nacional pela iniciativa da homenagem.

“A data foi muito bem escolhida. É logo após o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que remete a origem do Esporte Paralímpico, que adveio de um movimento de luta. Esse é um justo reconhecimento aos nossos atletas, que representam um Brasil vencedor, que cresce na adversidade, se supera e vence”, analisou Parsons.

O Brasil Paralímpico está entre as 10 maiores potências do planeta. Em agosto, mais de 170 atletas vão representar o país nos Jogos de Londres, de 29/08 a 9 de setembro. Andrew Parsons destaca o fato do primeiro Dia Nacional dos Atletas Paralímpicos ser comemorado duas semanas após o término dos Jogos de Londres: “Neste ano, em especial,  comemoraremos o primeiro Dia Nacional dos Atletas Paralímpicos, com menos de duas semanas após os Jogos de Londres Certamente teremos muito o que comemorar e muitos atletas para homenagear”, finalizou o Presidente do CPB.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

domingo, maio 6

Inscrições para a segunda etapa do bolsa-atleta começa nesta segunda (07)


Interessados podem se inscrever, a partir desta segunda-feira (7), no Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Esta é a segunda etapa do processo de inscrição do programa, referente ao exercício de 2011, e é específica para os esportistas das modalidades que não compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

Os atletas terão até o dia 5 de junho para efetivar a inscrição no site do Ministério do Esporte. Após o cadastro, os candidatos terão 30 dias para enviar, ao ministério, a documentação exigida. A lista de documentos necessários está disponível no portal da pasta e no Artigo 5º da Portaria 164/2011.

Primeira etapa
A primeira etapa de seleção do programa contemplou 4.243 atletas de 53 modalidades que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A ação é uma das iniciativas do Ministério do Esporte para a formação de atletas de alto rendimento que representem o país em competições de nível internacional.

Fonte: Portal Jangadeiro Online

terça-feira, maio 1

PARATLETAS CEARENSES BRILHAM NA TERRA POTIGUAR



Durante dois de competições os atletas da Acea conquistaram medalhas e índices para as etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa


A Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea) esteve em Natal nesse final de semana no Circuito Loterias CAIXA Brasil - Fase Regional. A etapa reuniu 350 paratletas (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) competindo no atletismo, halterofilismo e natação. Essa etapa era classificatória para as etapas nacionais em São Paulo e Porto Alegre, com início em junho. No brasileiro, estarão os melhores paratletas de todas as regiões em busca de excelentes resultados que pode garantir a convocação para seleção brasileira.  

Com 15 esportistas competindo na natação e no atletismo a Acea conseguiu 38 medalhas, sendo 15 ouros, 13 pratas e 10 bronzes, 19 índices classificatórios na natação e 2 índices no atletismo para as etapas nacionais. O trabalho continua. A meta agora é focar nos melhores tempos e provas dos atletas classificados para o nacional.

Destaque
Tatiane Taise, mais conhecida como Piaba, foi
ouro nas quatros provas que disputou
Na disputa feminina, as atletas da Acea mostraram que estão nadando muito. Tatiane Taise faturou medalha de ouro nas quatro provas que disputou: 100m livre, 50m livre, 200m livre e 100m peito. Nairla Mara, estreante na competição, conseguiu três índices para a fase nacional e mais a prata nos 400m livre. Ana Raquel, 15 anos, em sua segunda participação, obteve índice e medalha de ouro na prova de 100m peito e ainda a prata nos 100m costas. Ana Raquel, Nairla Mara juntamente com Jordenia Lima, (prata nos 400m livre) e Alex Sandra Souza (bronze no 100m peito) foram medalha de ouro na prova de revezamento 4x100m livre 34 pontos. 

Na natação masculina brilhou nossa dupla de nadadores S9. Otávio Costa e Francisco Elione, respectivamente fizeram dobradinha nas provas de 100m livre e 100m costas. Otavio ainda venceu com direito a índice as provas de 50m livre e 400m livre. Na classe S6, João Marques (Júnior) obteve medalha de prata e índice na prova de 100m costas. Victor Soares S11 conseguiu prata e índice nas prova de 100m peito e 400m livre. Já na classe S8, Ivan Anastácio conseguiu cinco índices para a fase nacional de circuito, vencendo as provas de 100m peito, 400m livre e 100m livre. 

Na classe S5, Henrique Gurgel faturou a medalha de prata nadando o 150m medley. Para Gurgel e Ivan, excelentes resultados, já que os dois estarão participando do Open da Alemanha, em Junho. Esta competição tem um grande peso para os atletas – eles serão classificados internacionalmente, o que possibilita a participação deles em eventos paralímpicos internacionais e a bolsa atleta internacional. Cerca de 30 países participaram do Open. A Edição 2012 é uma competição sancionada pelo IPC. Somente atletas com status ativo no Sistema de Licenciamento do IPC (SDMS) terão seus resultados reconhecidos para recordes e rankings. Será a primeira vez que paratletas cearenses vão participar de uma competição paralímpica na Europa.

O circuito
Com quatro etapas regionais e três nacionais, o Circuito Loterias Caixa reúne mais de três mil atletas ao longo do ano. Participam da competição atletas com deficiência física, visual e intelectual de ambos os sexos, a partir de 14 anos. Todas as provas são de acordo com o grau de deficiência dos participantes. A etapa Centro/Leste encerra as competições classificatórias, nos dias 19 e 20 de maio em Brasília (DF). O circuito é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o evento tem a homologação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Classificados para a Etapa Nacional  

Natação:
Tatiane Taise: 100m peito; 
Ana Raquel: 100m peito;
Naírla Mara: 100m livre, 100m costas, 50m livre;
João Marques: 100m costas;
Victor Soares: 100m peito; 400m livre;
Francisco Elione: 50m livre, 100m livre;
Otávio Costa: 50m livre, 400m livre, 100m livre, 100m costas;
Ivan Anastácio: 100m peito, 50m livre, 400m livre, 100m livre, 100m costas.

Atletismo:
Francisco Jefferson de Lima: Lançamento de disco, Lançamento de dardo.

Resultados
 Natação
Antonio Cleiton – Bronze 200m livre/ 100m peito/ 100m livre
Ana Raquel Vieira – Prata 100m costas/ Ouro 100m peito/ Ouro revezamento
Alex Sandra Nascimento – Bronze 100m peito/ Ouro revezamento
Elione de Souza – Prata 100m livre/ 100m costas/  Bronze 50m livre
José Otávio da Costa – Ouro 50m livre/ 400m livre/ 100m livre/ 100m costas
Ivan Anastácio – Ouro 100m peito/ 400m livre/ 100m livre/ Prata 100m costas/ 50m livre
Henrique Gurgel – Prata 150m medley
Jordenia Custódio – Prata 400m livre/ Ouro revezamento
Nairla Mara – Bronze 100m livre/ 100m costas/ 50m livre/ Prata 400m livre/ Ouro revezamento
João Marques (Júnior) – Prata 100m costas
Tatiane Taise Cavalcante – Ouro 100m livre/ 50m livre/  200m livre/ 100m peito
Victor Soares – Prata 100m peito/ 100m livre/ 50m livre/ 400m livre/ Bronze 100m borboleta
  
Atletismo
 Francisco Jefferson de Lima – Ouro no lançamento de disco/ Ouro no lançamento de dardo
José Sérgio de Lima – Prata no salto em distância/ Bronze no salto em altura

Assessoria de Imprensa da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah Vieira (deborah.vieirab@gmail.com / 8786.1649)
Técnico Natação: Jonathan Flexa