terça-feira, dezembro 20

Ação natalina: Cadeiras de rodas são entregues por igreja

A doação da instituição religiosa beneficiou 628 pessoas que, há mais de três anos, aguardavam pelo equipamento

Na noite de ontem, na Praça Luiza Távora (Ceart), mãos se juntaram para ajudar aqueles que têm pés, mas não conseguem andar. O ato, que faz parte do Programa Mundial de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, beneficiou 628 fortalezenses que, há cerca de cinco anos, esperavam pela ação do poder público.

Os beneficiados foram identificados com a ajuda do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência - Ceará Acessível, após contato feito por líderes da Igreja com o Governo.

Foram doados cinco modelos diferentes de cadeiras de rodas. Os equipamentos atendem crianças a adultos. "É uma alegria muito grande poder compartilhar um pouco do que aprendemos com o Evangelho. Temos certeza de que proporcionamos um bom momento para essas pessoas neste mês de dezembro, mês do aniversário do salvador Jesus Cristo", destaca Henrique Simplício, um dos presidentes da Igreja em Fortaleza.

Presente de Natal
Para a atleta Marciana Teixeira de Souza, 27, a cadeira de rodas foi o melhor presente que poderia ganhar neste Natal. Ela nunca andou sem a ajuda das muletas, pois, com apenas oito meses de nascida, foi vítima de paralisia infantil. "A cadeira que eu tinha era emprestada porque nunca tive condições de comprar uma", afirma.

A aposentada Alaíde Aquino Pereira, 51, também foi beneficiada e parabenizou a ação da instituição religiosa. No entanto, lamentou o fato de existir muitas pessoas esperando há tanto tempo. "Eu, por exemplo, estava aguardando desde 2007. A doação da Igreja foi muito importante, mas a cadeira de rodas é um direito nosso que deve ser garantido pelos governantes", diz a aposentada.

Demanda
De acordo com Isabel Pontes, coordenadora especial do programa Ceará Acessível, cerca de 1.100 fortalezenses aguardavam por uma cadeira de rodas. Agora, com a doação de 628, mais de 50% da demanda foi atendida. A escolha de cada beneficiado foi feita com base no tempo de espera.

Entre 2004 e 2001, o programa de Ajuda Humanitária da instituição religiosa já doou aproximadamente 550 mil cadeiras de rodas em todo o mundo. Mais de 78 países foram atendidos, como Argentina, África, Rússia, México e Estados Unidos.

Fonte: Diário do Nordeste - editoria de Cidades

Um comentário: