domingo, outubro 23

Brasil Paraolímpico é Destaque Internacional

Comitê Paraolímpico Internacional apontou o tetra campeão paraolímpico - Antônio Tenório como um dos favoritos ao pódio em Guadalajara

Tenório 
O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) está em contagem regressiva para o Parapan Americano de Guadalajara, no México.  Antes dos Jogos, o IPC  apresenta algumas das 10 melhores histórias para assistir. Nesta sexta-feira, é apresentada a  história de número  7, contando o sucesso dos judocas estrelas Antonio Tenório (Brasil) e Naomi Soazo (Venezuela).

Dois dos melhores judocas paraolímpicos são do mesmo continente: América do Sul. No entanto, estão em lugares completamente diferentes em suas carreiras. O brasileiro Antonio Tenório, que completa 40 anos no dia 24 de outubro, ganhou quatro medalhas de ouro consecutivas em Jogos Paraolímpicos.

Naomi Soazo, da Venezuela, que tem metade da idade de Tenório, tornou-se a primeira venezuelana a ganhar uma medalha paraolímpica de ouro, nos Jogos de Pequim, em 2008. Tenório e Soazo devem ser os atletas a serem batidos no Parapan de Guadalajara, que vão ocorrer de 12 a 20 de novembro.

Desde que sofreu um acidente de estilingue, que deixou Tenório completamente cego do olho esquerdo, quando ainda era criança, o judoca  já percorreu um longo caminho. Há mais de 30 anos no judô, Tenório treina junto com a Seleção Brasileira da modalidade quatro horas diárias.

Com um bronze conquistado no Mundial da IBSA, que ocorreu em abri, em Antalya, Turquia, Tenório já caraimbou sua vaga para para as Paraolimpíadas de Londres 2012. Mas isso não significa que ele irá afrouxar em Guadalajara.

"Eu vou ficar desapontado se  não chegar ao pódio", disse Tenório. "Todos os atletas na minha categoria podem obter o ouro. Se  estiver no  meu melhor momento, durante a competição, vou buscar o ouro. Mas minha meta é pelo menos algum lugar no pódio".

Com chances reais de medalha, Tenório acredita que a briga será boa: "Na minha categoria, temos bons atletas provenientes dos EUA, Cuba e Canadá. Todos eles têm chances de ganhar."

"A idade pode ser um problema, mas a confiança ea experiência adquiridas ao longo dos anos é uma vantagem", disse da Silva. "A vontade de vencer e representar bem o Brasil nas competições é mais importante do que a idade", enfatizou o veterano.

Primeira medalha para Venezuela
Em sua estréia nos Jogos Paraolímpicos,  em 2008, Soazo (-63kg) levou apenas três segundos para derrotar Marta Arce, da Espanha. Antes disso, a venezuelana havia  derrotado a chinesa Zhou Qian em menos de um minuto.No Mundial da IBSA, na Antalya, Soazo conquistou a prata.

Por  sofrer de altos níveis de miopia e astigmatismo, é difícil para Soazo para ler ou ver objetos. Sua visão é bastante embaçada e maior parte do tempo ela vê apenas local sombras. Soazo começa seu treinamento diário às 5 da manhã,  com seu pai, que também é seu treinador.

Da Silva e Soazo são esperados para rasgar ser um dos destaques em Guadalajara e lutar e representar bem a América do Sul em Londres, 2012.

Para mais informações sobre o Parapan-Americano de Guadalajara, visite http://parapan.guadalajara2011.org.mx/en.

FONTE: IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário