Começam neste sábado, 13, as competições de atletismo e natação da segunda etapa nacional do Circuito Caixa Loterias. Em São Paulo para o evento, as Seleções Brasileiras de ambas as modalidades tentarão adicionar mais medalhas à extensa galeria de conquistas de 2014. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquista (COTP) sediará as provas do atletismo, enquanto os nadadores cairão na piscina do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, na Zona Sul paulista. Ambas as modalidades terão disputas até domingo, 14.
Se levados em conta os retropectos dos elencos nacionais no exterior em 2014, é grande a chance de resultados expressivos acontecerem. O time brasileiro de atletismo, por exemplo, se sobressaiu recentemente em duas competições de nível internacional. Em junho, foram 37 pódios conquistados na etapa de Berlim, Alemanha, do Grand Prix IPC Athletics – o principal circuito da disciplina.
No mês passado, foram mais três medalhas no estágio final do GP, disputada em Birmingham, Inglaterra.O desempenho anima o técnico-chefe do atletismo paralímpico, Ciro Winckler, que já projeta os Jogos do Rio-2016. “A perspectiva do atletismo hoje, que estamos a dois anos dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, é muito boa. Passamos por um momento bom, com ótimos resultados no último Mundial e em outras competições. Porém, ainda vamos melhorar. Ainda temos atletas que estão muito próximos da zona de medalha e, para consolidar o resultado no futuro, vamos continuar trabalhando no calendário para melhorar nosso filtro e buscar novos atletas”, disse.
Assim como o atletismo, que contará em São Paulo com nomes como Verônica Hipólito (classe T37, paralisados cerebrais) e Terezinha Guilhermina (classe T11, cego total), a natação também atravessa grande fase e virá com força máxima à capital paulista. O ponto alto da temporada de 2014 do time nacional ocorreu no início de agosto, no Parapan-Pacific da modalidade. Na ocasião, em Pasadena, Estados Unidos, a Seleção Brasileira deixou a competição com 48 medalhas. Mais do que isso: Daniel Dias, da classe S5, bateu dois recordes mundiais.
De acordo com Leonardo Tomasello, líder da comissão técnica da natação, a segunda etapa nacional do Circuito Caixa traz consigo mais um fator importante. “O ano da natação não termina em dezembro, mas sim nesta competição. Então, é a última chance de alguns atletas fazem índice para a Seleção do ano que vem. Então, acredito que muita gente nadará forte em São Paulo”, analisou Tomasello.
“De qualquer forma, foi um ano muito produtivo para nós. Além dos atletas que já tínhamos, que lideravam rankings mundiais, conseguimos ver a evolução de outros, como Roberto Alcalde, Talisson Glock e etc. São jovens e estão em evolução. Para um começo de trabalho, pude avaliar o grupo e o resultado foi muito positivo”, disse o técnico, que passou a chefia a natação paralímpica brasileira em janeiro deste ano.
A segunda etapa nacional do Circuito Caixa Loterias contará, ao todo, com 570 atletas de 22 Estados brasileiros e também do Chile, Costa Rica e México.
Fonte:Texto Site do Comitê Paralimpico Brasileiro