quarta-feira, março 28

Brasil: vagas já garantidas nos Jogos Paralímpicos de Londres

Há 154 dias dos Jogos Paralímpicos de Londres, o Brasil já conta com 124 vagas oficiais na maior competição do planeta para atletas com deficiência. O número de brasileiros nas disputas, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, deve aumentar ainda mais até junho com o encerramento dos rankings internacionais.

“Nosso objetivo não é ter a maior delegação, mas sim a melhor para alcançarmos nossas metas técnicas em todas as modalidades e nosso objetivo de ficar em sétimo no quadro geral de medalhas”, afirma o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

O Brasil será ainda o país com maior participação em modalidades coletivas, além da Grã-Bretanha, anfitriã dos Jogos – que tem direito a representantes competindo em todas as modalidades. Os brasileiros estarão presentes no Futebol de 5 (deficientes visuais), Futebol de 7 (paralisados cerebrais), Goalball Masculino e Feminino, Basquete em Cadeira de Rodas Feminino e Vôlei Sentado Masculino e Feminino terão equipes brasileiras em busca do lugar mais alto do pódio. Apenas o Rugby e o Basquete em Cadeira de Rodas Masculino não serão representados.

“Ao nos classificarmos em sete das nove vagas, percebemos que o planejamento vem sendo bem executado. Isso prova que caminhamos em direção a nossa meta: ficar entre as 10 maiores potências paradesportivas do planeta”, diz o diretor técnico do CPB, Edilson Alves da Rocha Tubiba.

As conquistas das vagas vão de encontro com o planejamento técnico do CPB, que analisou o crescimento do Brasil no cenário paralímpico de Barcelona 1992 até hoje. Em relação às conquistas de medalhas de ouro, o País teve um crescimento de 433% nos últimos Jogos.

Vagas garantidas pelo Brasil


Atletismo – 10 (sete no masculino e três no feminino)

Basquete em Cadeira de Rodas – 12 (feminino)

Bocha – 7

Ciclismo – 2

Futebol de 5 – 10

Futebol de 7 – 12

Goalball – 12 (seis no masculino e seis no feminino)

Halterofilismo – 2 (Alexander Whitaker e Josilene Ferreira)

Hipismo – 4

Judô – 10 (cinco no masculino e cinco no feminino)

Natação – 3 (duas no masculino e uma no feminino)

Remo – 1

Tênis de mesa – 14

Tiro Esportivo – 1

Vela – 2

Vôlei Sentado – 22 (11 no masculino e 11 no feminino)

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

segunda-feira, março 26

Brasil é o país que mais qualificou equipes para os Jogos de Londres

Há menos de seis meses para os Jogos Paralímpicos de Londres, o IPC divulgou, em seu site oficial, uma matéria informando quais países conquistaram o direito de participar dos Jogos de Londres nos esportes coletivos. Atrás apenas da Inglaterra, anfitriã dos Jogos, que tem direito a representantes competindo em todas as modalidades, o Brasil é o país que mais participará de esportes coletivos.

Os Jogos Paralímpicos de Londres vão ocorrer de 29 de agosto a 9 de setembro. Dos nove esportes coletivos, o Brasil estará presente em sete. As modalidades do Fut5, Fut7, goalball masculino e feminino, basquete em cadeira de rodas feminino e volei sentado masculino e feminino terão equipes brasileiras em busca do lugar mais alto do pódio. Apenas o rugby e o basquete em cadeira de rodas masculino não serão representados.

O Presidente do CPB, Andrew Parsons, destacou que o fato demostra o alto nível e a força do esporte paralímpico brasileiro, além de ser fruto de um planejamento técnico realizado a longo prazo.

“Não buscamos apenas o ganho de medalhas, mas também o crescimento e consolidação do esporte adaptado no país. Estamos no caminho certo. O Brasil é forte candidato a vitória em quase todos os esportes coletivos. Bicampeão mundial e paralímpico no futebol de 5 para cegos, a Seleção é uma das potências da modalidade, além de favorita ao ouro. No volei, a equipe masculina tem reais chances de medalhas e as meninas conquistaram pela primeira vez o direito de participar de uma Paralimpíada.  O goalball fez bonito no Parapan. Os meninos conquistaram o ouro e as meninas levaram a prata, perdendo para os Estados Unidos, atuais campeões paralímpicos.  Nosso Fut 7 sempre briga por pódio e tem boas chances”, analisou Parsons.

As conquistas das vagas vão em encontro com o cenário previsto pelo planejamento técnico do CPB, que analisou o crescimento do Brasil no cenário paralímpico de 1992 até hoje. Em relação às conquistas de medalhas de ouro, o Brasil teve um crescimento de 433%, nos últimos Jogos.

O Diretor do Departamento Técnico, Edilson Alves, avalia que a forte presença brasileira nos Jogos de Londres foi um dos objetivos já alcançados pelo Comitê.

“Ao classificarmos sete das nove vagas, percebemos que o planejamento vem sendo bem executado e isso é uma prova que estamos caminhando em direção a nossa meta: ficar entre as dez maiores potências paradesportivas do planeta,” comentou Edilson.

Confira as modalidades e os países classificados:

FUT 5
Brasil, China, França, Espanha, Grã-Bretanha, Argentina, Irã, Turquia.

FUT 7
Ucrânia, Brasil, Irã, Grã-Bretanha, Rússia, Holanda, Argentina, EUA.

GOALBALL
Homens: Finlândia, Turquia, Bélgica, Canadá, Lituânia, China, Irã, Suécia, Argélia, Brasil, Grã-Bretanha, Coréia.
Mulheres: Canadá, EUA, Suécia, China, Finlândia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Austrália, Japão, Brasil.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
Homens: África do Sul, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha, Polónia, Turquia, Itália, Japão, Austrália, Canadá, EUA, Colômbia.
Mulheres: Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha, França, Austrália, China, EUA, Canadá, Brasil, México.

RUGBY
Bélgica, Suécia, França, Grã-Bretanha, Canadá, EUA, Austrália, Japão.

VÔLEI SENTADO
Homens: o Irã, Bósnia e Herzegovina, Egito, Grã-Bretanha, Rússia, Brasil, Ruanda, Alemanha, Marrocos, China.
Mulheres: China, EUA, Ucrânia, Grã-Bretanha, Países Baixos, Eslovénia, Brasil, Japão.


quinta-feira, março 22

Acea divulga relação dos atletas convocados para o Circuito Loterias Caixa

A Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea) divulga, por meio de sua diretoria  a relação dos atletas convocados para a Etapa Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN). Serão 16 atletas competindo na maior competição regional paralímpica do país distribuídos em duas modalidades: atletismo e natação. 

A delegação da Acea irá com:  um sub-chefe de delegação, cinco técnicos, três auxiliares técnicos, um Fisioterapeuta, uma Psicologa e seis staffs. Destaque para o apoio de staffs do Instituto Federal de Juazeiro do Norte (IFCE), que farão parte da equipe.

O circuito acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril em Natal (RN) e deve reunir cerca de 400 competidores no evento. Nesta fase, os atletas darão o seu melhor para conseguirem bons índices que os classificam para as etapas nacionais em São Paulo.


Confira o nome de todos os convocados.
ATLETAS
Atletismo
Francisco Jefferson de Lima
José Sérgio de Lima

Natação
Antônio Cleiton Lemos da Silva
Ana Raquel Vieira Freire
Alex Sandra Nascimento de Souza
Francisco Elione de Sousa Silva
Francisco Ivan Anastácio
Francisco Ricardo Nunes
Henrique Samuel Oliveira Gurgel
João Marques Torres Júnior
Jordenia Custódio de Lima
José Otávio da Costa
Nairla Mara de Souza França
Rafael Capaverde
Tatiane Taise Cavalcanti Moreira
Victor Soares Nogueira

TÉCNICOS E AUXILIAR TÉCNICO
Gevanildo da Silva Lima
Renato de Paula Pinheiro
Renan Viana de Albuquerque Correia
Ronny Barroso Peixoto
Wagner de Souza Nascimento

Auxiliares técnicos
Carla Joyce Castro Sabino
Jonathan de Nunes e Flexa
Thallysson Jardel Cordeiro Cipriano

STAFFS
Ana Valeria Gregório Gomes
Débora Ataniele de Almeida Sousa
Giselly Sergio de Almeida Carneiro
Jéssica Gomes Mota
Leonardo Vieira Melo Freire
Priscila Ferreira de Oliveira


Ana Claudia Ferreira Menezes – Fisioterapeuta
Deborah Vieira – Assessora de Imprensa
Nara Gizzelli Freitas Maciel – Sub-chefe de delegação
Tassia Oliveira Ramos – Psicologa

A diretoria se coloca à disposição para tirar qualquer dúvida.

Assessoria de Comunicação da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah Vieira (8786.1649)



PARANÁ RECEBE COPA BRASIL DE PARA -TIRO ESPORTIVO

Divulgação/CPB
Concentração, técnica, tranquilidade e muito, mas muito treino. Estes são alguns dos quesitos indispensáveis na formação de um atleta do Tiro Esportivo. Neste fim de semana, 24 e 25 de março, os curitibanos poderão conferir os melhores atiradores do País, na Copa Brasil da modalidade, que será realizada no Santa Mônica Clube de Campo.

Com crescimento de 25% no número de participantes, a Copa Brasil abre o calendário de competições da modalidade em 2012.

“Neste ano temos 45 atletas de nove estados inscritos, quando no ano passado tivemos 36 de 8 estados. Teremos ainda a estreia do Piauí, primeiro representante da região nordeste na competição”, afirma o coordenador nacional da modalidade, Felipe Dias.

Em novembro do ano passado, Carlos Garletti, Débora Campos e Sérgio Vida conquistaram MQS (Minimum Qualifying Standard) na Copa do Mundo de Tiro, em Sydney, e agora disputam índice para garantirem a única vaga brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres. A Copa Brasil será a primeira de outras três disputas antes das Paralimpíadas, que serão qualificatórias para o trio.

SERVIÇOI Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo
Data: 24 e 25 de março
Horário: Sábado das 8h30 às 17h30. Domingo das 8h30 às 12h45
Local: Santa Mônica Clube de Campo (SMCC) – Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), Km 6 s/n° – Mauá – Colombo/PR

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

sábado, março 10

Torneio de Abertura Master 2012

Nadando entre atletas sem deficiência a ACEA inicia o calendário competitivo


Neste sábado, no Ideal Clube, mais uma vez a Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea) inova com a participação de seus atletas em competições convencionais. Desta vez, foram as mulheres que brilharam na piscina.  As atletas paralímpicas Jordenia Lima e Alex Sandra Souza participaram do torneio de abertura Master de Natação. 

Na ocasião a atleta Alex Sandra Souza obteve medalha de prata na prova de 50m nado peito. Competiram ainda nas provas de 50m nado livre e 50m borboleta. Através do evento, foi possível registrar a melhora das marcas pessoais e desenvolvemos o exercício competitivo necessário para a preparação esportiva. 


Jordenia e Alex Sandra
As nadadoras integram a equipe que treina para a Fase Regional Norte-nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação, Atletismo e Halterofilismo que acontecerá entre 27 e 29 de abril na cidade de Natal RN.




Resultado
A Acea obteve três quarto lugares e um segundo lugar, somando 22 pontos terminando em 8º lugar na competição e sendo a única entidade paradesportiva participante do evento. 
Veja o resultado das equipes participantes


Master
1º Ideal Clube 609
2º Círculo Militar de Fortaleza 581
3º BNB Clube 168
4º FSC - Fic Sport Center 126
5º Náutico Atlético Cearense 111
6º Academia Hedla Lopes 75
7º Inst Federal de Edu Ciência e Tecnologia 53
8º Associação Cearense do Esporte Adaptado 22



Com informações de Jonathan Flexa

Assessoria de Comunicação da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah Vieira


quarta-feira, março 7

Últimas Vagas para o curso de iniciação ao Esporte Adaptado no CUCA

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) irá realizar nos dias, 16 a 31 de março, o curso de Iniciação ao Esporte Adaptado. As inscrições são limitadas. Garanta já a sua vaga. Os interessados têm até o 15/03 ou enquanto tiver vagas para realizarem sua confirmação no curso.
Confira o que é necessário:

SERVIÇO
Período de inscrição: março/ 2012
Dias e horários de inscrição: De terça a sexta, 8h às 20h, e sábado, 8h às 12h.
Local de inscrição: Sala de Matrícula do CUCA Che Guevara
Público: Jovens de 15 a 29 anos
Documentação para inscrição: cópia do documento de identificação pessoal e do comprovante de residência.


Mais informações:
3485.2310/ 3237.4488/ 3237.4688/ 3237.4223/ 3237.4566
www.cucacheguevara.blogspot.com
Twitter: @cucacheguevara
E-mail: cucacheguevara@fortaleza.ce.gov.br

Paradesporto – Iniciação ao Esporte Adaptado – 24h – 30 vagas
Apresenta noções de iniciação esportiva e acompanhamento de atletas adaptados.
16 a 31 mar – sex – 14h às 18h e sáb – 8h às 12h

terça-feira, março 6

Fortaleza recebeu neste final de semana o curso Mobilização de Recurso

No último final de semana, o Comitê Paralímpico Brasileiro realizou, em Fortaleza, o Workshop Mobilização de Recursos para Projetos Esportivos

Nos últimos dias, 3 e 4 de março, Fortaleza recebeu no Hotel Seara Praia, o curso Mobilização de Recusos para Projetos Esportivos. Durante os dois dias, 49  representantes de entidades e clubes para pessoas com deficiência puderam aprender um pouco mais sobre como angariar fundos para as suas associações, já que o curso têm por objetivo discutir novas formas de captação de recursos, elaboração de projetos e gerenciamento de capital.  

A professora Paula Lobo, que ministra o conteúdo, conseguiu apresentar de forma clara e precisa os conceitos sobre gestão financeira no esporte. "A edição foi muito gratificante e esperamos que as próximas tenham igualmente sucesso” disse.


No domingo, o vice-presidente do CPB, Luiz Claudio Pereira recebeu no evento o secretário municipal de Esporte, Evaldo Lima. Na oportunidade Luiz Claudio agradeceu o apoio, que a o secretario tem dado para que ocorra as intervenções paradesportivas na capítal cearense. "Fortaleza é uma grande parceira nossa, estamos sempre realizando eventos aqui e só temos a agradecer o apoio do secretário Evaldo", afirmou o vice-presidente do CPB.
O MOB segue e neste próximo fim de semana, dias 10 e 11 de março, a capital de Sergipe receberá a primeira edição do Mobilização de Recursos.



Assessoria de Comunicação da Associação Cearense do Esporte Adaptado

Antecipada a reunião de staffs das Competições Paralímpicas de 2012

30 selecionados devem comparecer à reunião na próxima quarta-feira (7), na Sala de Imprensa no ginásio Paulo Sarasate

A Supervisão de Paradesporto da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza antecipa a reunião com o quadro de staffs das competições paralímpicas de 2012. Agora os 30 selecionados deverão comparecer ao ginásio Paulo Sarasate na próxima quarta-feira (7), às 10h30, na Sala de Imprensa. Na ocasião os convocados irão conhecer os detalhes da competição.

Serviço:
Reunião Staffs Competições Paralímpicas 2012
Data: próxima quarta-feira (7)
Horário: 10h30
Local: na sala da assessoria de comunicação da Secel (Ginásio Paulo Sarasate - rua Ildefonso Albano, 2050, Aldeota). 

Com informações da Secel

sexta-feira, março 2

Acea divulga lista de staffs selecionados para Competições Paralímpicas 2012

Os 30 selecionados devem comparecer à reunião na próxima quinta-feira (8), na sala VIP do ginásio Paulo Sarasate


A Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea) divulga, nesta sexta-feira (02), a lista dos selecionados  para integrar o quadro de staffs das competições paralímpicas de 2012. Os 30 selecionados deverão comparecer à reunião na próxima quinta-feira (8), na sala VIP do ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050, Aldeota), às 14h, para conhecer detalhes da competição. 

Confiram os nomes

Gloria Batista Pessoa
Ana Patricia de Oliveira Sousa
Maria Jamille Santos Magalhaes
Yasnara de Castro Cunha
Caroline Callado Magno
Dayane Barbosa da Silva
Jéssica Gomes Mota
Naiara Martins Ferreira
Oneide Facundo Vasconcelos de Oliveira
Sérgio Bruno Freitas Saraiva
Wagner de Souza
Shalana Holanda Varela
Anna Paula Ximenes Andrade
Waldyr Vanutti Alencar Mendes
Ana Giselle Gomes de Oliveira
Flavia Maria Pinheiro Paulino
Rafael Rodrigues Lopes
Márcio José Lemos Garcia
Rosângela Gomes dos Santos            
Aracely Fernandes Vieira
Giselly Sergio de Almeida Carneiro
Lorena Pinheiro de Queiroz
Ana Caroline Targino Ribeiro
Carolina Carla Gomes Souza
David Xavier dos Santos                
Joao Felix Santos Junior
Kely Galvão de Lima
Ludmilla Rocha de Assis
Pedro Alex de Sá Pereira
Gleicivânia Macêdo
Samea Saboia Correia Lima


Assessoria de Comunicação da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah vieira